Arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel descobriram uma estrutura única na encosta leste da Cidade de Davi, dentro do Parque Nacional das Muralhas de Jerusalém. A construção, datada até o século VIII a.C., período médio dos reis de Judá, abrange cerca de 220 metros quadrados e contém oito salas esculpidas na rocha, cada uma com instalações distintas:
- Lagar de azeite para produção de óleo.
- Lagar de vinho para fabricação de vinho.
- Instalação esculpida com canal de drenagem, identificada como um altar.
- Grande pedra ereta (masseba), possivelmente utilizada em atividades rituais.
A equipe, liderada pelo arqueólogo Eli Shukron, iniciou as escavações em 2010, embora a parte norte da estrutura tenha sido descoberta em 1909 pelo aventureiro britânico Montague Parker, que buscava a Arca da Aliança e os tesouros do Templo.
O Ministro do Patrimônio de Israel, Amichai Eliyahu, comentou: “Esta estrutura única descoberta na Cidade de Davi é um testemunho empolgante do rico passado de Jerusalém. Descobertas como esta tornam tangíveis nossa conexão e raízes históricas, que remontam a milhares de anos, em Jerusalém e outros locais onde a cultura e o sistema de crenças judaicas emergiram.”
As escavações na Cidade de Davi, próximas ao bairro disputado de Silwan, têm precedentes de desencadear tensões entre residentes muçulmanos e judeus de Jerusalém Oriental.